Uncategorized

Não eleja a dona Maria!

Minha aluna Marina encontrou este artigo apresentado na ANPEC última.

Fará monografia sobre o tema (não me lembro bem da pergunta, mas ela pode me esclarecer nos comentários), mas veja só o resumo do artigo (itálico por minha conta):

Grande parte dos recursos federais transferidos para os municípios é controlada pelas prefeituras. Ademais, o prefeito tem elevado poder discricionário. Portanto, é raro encontrar evidências de corrupção em transferências sem o consentimento ou a participação dos mesmos. Este trabalho investiga os principais determinantes do comportamento fraudulento dos prefeitos, utilizando um banco de dados construído da CGU. Os resultados empíricos corroboram todos os efeitos testados, ou seja, o modelo básico proposto parece descrever bem a essência das variações nas irregularidades, ou seja, os indivíduos estão mais inclinados a ser corruptos quando se deparam com menores salários e maiores poderes discricionários. Ainda, como os prefeitos se preocupam com seus ganhos futuros, a possibilidade de reeleição funciona como restrição a corrupção no primeiro mandato. Há também fortes evidências de que municípios controlados por mulheres apresentam um nível de ilícitos esperado maior que os administrados por homens. Ainda, populações mais ricas e mais instruídas estão mais aptas a monitorar os administradores municipais e, por isso, limitam os desvios.

Espero que a Marina não corrompa sua monografia…:) Agora, será que existe mesmo este resultado sobre as mulheres? Ou a dummy capta outro efeito?

Claudio

2 comentários em “Não eleja a dona Maria!

  1. Halo, Herr Rogério!!

    Mein Deutsch ist Kaput !! (Viel Zeit ohne ein Buch, I mean, ein Deutsch Buch). Kein Dative, kein Nominative, undsoweiter.

    Anyway, Wir haben ein “almoço” zu marcar (Mein Gott! this is really a salada de línguas!!!). “Otokotati no Yamato” no Eiga wo Mimashou! Sulamita to filha to boku no ie e ike!

    Em resumo: eu não sei mais em que língua me comunico com poliglotas monogâmicos ortodoxos (ou mesmo os poligâmicos heterodoxoso, oder…)

    Mas vou pegar os links. E não se esqueça que ainda temos que marcar o almoço para assistirmos o filme! (veja o Cartas de Iwo Jima! Voce vai gostar)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s