Uncategorized

A dotação inicial weberiana importa?

catolicos_ruins.jpg

Primeiro, este gráfico tem problemas. Estão aí vinte estados da federação, sem o distrito federal, porque ajustei a tabela pelo percentual de não-católicos auto-declarados no censo de 1940. O Leo Monasterio sempre me diz que estes dados são ruins porque muita gente se declara católico sem o ser. Provavelmente, isto era um problema maior nos anos 40.

Por isto eu prefiro ver o oposto: tem que ser muito corajoso para assumir que não se é católico nos anos 40 e, suponho, este percentual é menos sujeito a erros que o de católicos (Leo, a bola está com você).

Não queira o leitor ver muito rigor aqui. Só o que eu fiz foi pegar o total de não-católicos (isto inclui meus bons amigos presbiterianos, ateus, etc) sobre o total de pessoas com ou sem religião no estado (o título do “post”, na verdade, é mais provocativo que verdadeiro…o correto seria: “a dotação inicial de não-católicos importa?”) e fiz o diagrama de dispersão com o ln do PIB per capita estadual de 1995.

A idéia é originalmente do (já coloquei este link aqui antes, veja no google) do Easterly & Levine de 2002, só que ao invés de usar a taxa de mortalidade em 1500 (para ex-colônias) e o ln do PIB per capita dos mesmos países em 1995 (a idéia dele era explicar a correlação através das instituições, etc), resolvi resgatar Max Weber e dar uma colher de chá para os não-católicos, além de me focar em diferenças do nível regional do desenvolvimento da selva brasílica.

O resultado é o gráfico acima. Você pode fazer melhor que isto, leitor, tenho certeza. Pegue os dados do censo nas Estatísticas do Século XX (IBGE) e pegue o PIB per capita no IPEADATA (veja o link da coluna fixa ao lado).

Repito: não digo que o gráfico acima é robusto. Vale uma reflexão – com rigor estatístico, claro – do leitor chegado em economia, econometria e instituições/desenvolvimento econômico.

Tenho vários amigos presbiterianos. Recado para eles: se alguém fizer o gráfico só com presbiterianos, mande para mim (ou mande o link em seu blog). Terei prazer em colocá-lo aqui.

Fascinante o que uma dor de barriga não faz com um economista desesperado: no meu caso, uma das fontes de alívio é fazer gráficos.

Claudio

4 comentários em “A dotação inicial weberiana importa?

  1. No brasil, religiao nao eh uma dimensao importante em si e tb desconfio muito dos dados. (Me diz: quantos dos baianos se declaram catolicos? Um montao , neh? Ate a mae menininha do gantois se dizia catolica! ).Imagino que O dado de religiao que vc usou deve ocultar uma relacao entre colonizacao, propriedade da terra e capital humano. Controlando para isso, eu imagino que os efeitos da religiao devem sumir. Bom, mas soh testando mesmo…

  2. Achei outro banco de dados interessante…
    este é sobre finanças…possui estatísticas de muitos países!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s