Uncategorized

Ipod, você não

Teve uma polêmica engraçada na blogosfera outro dia, sobre o IPod. O fato é que, pelo visto, metade do preço do IPod, no Brasil, é imposto.

E imposto é política pública na qual se pode mexer. Ponto.

Claudio
p.s. tem gente (normalmente anti-globalização, mas nem sempre) que acha que o IPod é um luxo e que devemos nos preocupar com outras prioridades. Bem, eis que esta opinião é bem popular. Novamente, parece que capital humano é o conceito-chave.

3 comentários em “Ipod, você não

  1. Sabe qual o problema? Esta idéia de taxar bens de luxo serve apenas para aumentar a carga tributária, não diminuí-la.

    A argumentação “é um absurdo um alimento da cesta básica ter a mesma carga que um IPOD” serve apenas para aumentar os impostos sobre sobre pretensos bens de luxo, quando na verdade deveríamos, se for o caso, cobrar menos dos alimentos, num movimento de diminuir os impostos.

    Pode parecer a mesma coisa, mas perceba a sutileza.

  2. Eu posso ter falado uma jumentice lá no meu site, mas o que determina o preço pelo qual o iPod é vendido não seria a disposição dos consumidores de pagar o quanto é pedido?

    Não sei se estou me expressando corretamente, mas os impostos aumentam o custo do iPod, digamos de USD100.00 para USD200.00. O empresário, após algum tipo de estudo define que o único valor de venda que tornaria o negócio interessante seria USD330.00. Neste momento, ou ele desiste do negócio, ou ele aceita uma margem de lucro menor ou ele tenta reduzir seu custo (talvez obtendo uma isenção de impostos para iPod). Se ele não optou por nenhuma das três alternativas, é sinal de que a estimativa dele estava correta: o consumidor brasileiro está disposto a pagar USD330.00 pelo iPod.

    Agora a pergunta: se ele obtivesse uma isenção de impostos e soubesse que a demanda por iPods é inelástica (ou seja, as pessoas continuarão pagando USD330.00 por ele) será que ele abaixaria o preço ou embolsaria a diferença?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s