Uncategorized

A ciência cubana

O governo dos Estados Unidos “tentou utilizar o intercâmbio científico como um método de subversão para derrubar a revolução”, denunciou nesta terça-feira na televisão estatal de Cuba um alto funcionário ministerial cubano.

Jorge Fernández, diretor de Relações Internacionais do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (CITMA) de Cuba chamou de “perversa e pérfida” a política americana de bloqueio a seu país, “inclusive contra a ciência cubana”.

Ciência cubana? Deve ser a que não consegue salvar Fidel Castro e nem importar um médico espanhol (com remédios imperialistas) para cada cubano doente.

Algo sobre a ciência cubana aqui:

Realmente, muito antes do ditador Fulgêncio Batista e do próprio Castro, Cuba conhecera níveis de educação e saúde que faziam inveja até mesmo a argentinos, uruguaios e chilenos. Tal realidade aparece em um documento insuspeito editado pelo Centro Latino-Americano de Demografia (CELADE), das Nações Unidas, de autoria de sua diretora, Sra. Carmen Miró, uma pesquisadora estreitamente vinculada à esquerda.

(…)

Já nosso Celso Furtado, com invulgar isenção, também desmentia o folclore segundo o qual Cuba era uma ilha de atraso e subdesenvolvimento antes da ascensão de Fidel Castro. [Ib Teixeira, A violência sem retoque, UniverCidade Editora, 2002, p.150]

Até Celso Furtado…

Claudio

Um comentário em “A ciência cubana

  1. Começou o ano com a corda toda hein.

    Será que a gente consegue ter acesso a esse relatório? Já vi pesquisas comparando a Cuba de Fulgencio com outros países da época, e a posterior evolução dos índices cubanos. Mas sempre se referiam a relatórios da ONU dos quais eu não tenho acesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s