Humor

Curiosidade

Desde que Chavez fez aquele discurso na ONU, com o livro do Chomsky nas mãos, eu me pergunto: o que será que o acadêmico pop das esquerdas pensa sobre isto? Achou bom? Não gostou? Bem, eis a resposta.

Mr. Chomsky, who has retired from teaching full time at the Massachusetts Institute of Technology, did not return calls or an e-mail message yesterday seeking comment. In an interview with The New York Times on Thursday, he said he would be happy to meet Mr. Chávez.

O silêncio de Chomsky, um lingüista, é notável senão irônico… Principalmente se você lê o que ele diz sobre a ligação entre política e o conceito de natureza humana:


I think that anyone’s political ideas or their ideas of social organization must be rooted ultimately in some concept of human nature and human needs.

Qual é o conceito de natureza humana de Chomsky? Como ele se relaciona ao bolivarianismo-socialista? Se alguém tiver alguma referência, eu agradeceria.

Claudio
p.s. para a tenebrosa pergunta “mas quem ganha com esse discurso?”, a resposta é: a venda dos livros de Chomsky aumentaram.

2 comentários em “Curiosidade

  1. Claudio, eu não sei até que ponto você REALMENTE perguntou interessado nesse assunto…rs

    Mas lá vai:

    O pensamento de Chomsky difere do discurso acadêmico dito de esquerda nas humanidades, fortemente inspirado pela escola histórica alemã e pelo pensamento francês do pós-segunda guerra(Estruturalismo, Pós-Estruturalismo, Desconstrucionismo), sem contar os marxismos diversos. Ele tenta se inserir no contexto do pensamento anglo-saxão, na tradição da filosofia analítica, normalmente ligada ao pensamento liberal ou reformista. Por isso as bases do seu pensamento são bastante distintas da maioria dos seus companheiros ideológicos.

    Você pode conferir, aqui, uma entrevista do bom velhinho sobre o assunto:
    http://www.chomsky.info/interviews/199808–.htm

    O posicionamento político de Chomsky me lembra muito a ingenuidade de Bertrand Russel, outro destacado pensador analítico, quando tratava do assunto. Ambos encaram os problemas político e econômico apenas do ponto de vista do aperfeiçoamento moral. O problema é que nunca fica claro, acho que inclusive para ele mesmo, se ele quer aperfeiçoar as pessoas do ponto de vista do convencimento ou obrigá-las a agir da forma que ele acha correta. Ou seja, uma sociedade moralmente superior seria aquela na qual as pessoas se comportassem como Noam Chomsky acha que elas deveriam se comportar. É até possível que seja o caso, mas e se não for? Não é melhor que essas idéias compitam(é isso?) no mercado das idéias?

    Desculpe o comentário longo, é que nunca tenho oportunidade de comentar sobre Chomsky em “terreno amigo” hehe abraços

  2. na verdade, eu queria mesmo era saber o que ele teria dito. valeu pela mini-aula. eu acho o chomsky realmente algo enigmático e muito pop por aqui. Talvez tenham lido tanto quanto eu, mas vamos lá. todos têm uma chance… 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s