Através do Publius Pundit, descobri isto:
The change of heart comes after spending some time in Vietnam. Half the fun of being in HCMC came from standing on a street corner and marveling at how well the traffic flows despite the complete lack of rules.
…
A citação acima foi feita sem importar os links originalmente “postados”. Bom, eis aqui a matéria da Der Spiegel sobre o experimento das cidades européias. Para os amigos federalistas: seria possível um experimento destes no regime federalista brasileiro? Ou não?
Claudio
Um colega de trabalho acaba de voltar da Índia e descreveu um trânsito similar ao do Vietnam. Mas também ele disse que a fluência do tráfego não é tanta e freqüentemente uma moto ou pedestre recebem um devido sacode… Mas é interessante saber os números porque se com regras e sem regras dá tudo no mesmo, melhor será o método menos custoso. Ou pensar em regras melhores, sei lá…
Algums regras contudo podem apenas não estar sinalizadas mas são de conhecimento geral. Por exemplo aquela que dize que num cruzamento quem vem da direita tem preferência.
Eu postei um artigo sobre o mesmo assunto em Novembro passado (com vários outros links):
http://pensadoresbrasileiros.blogspot.com/2006/11/cidades-europias-experimentam-abolir-as.html