Uncategorized

Modelo político-econômico chinês e a realidade

A realidade do socialismo de mercado chinês é mais ácida do que parece. Tem gente que ainda não se convenceu de que a China não é um bom exemplo a ser seguido.

Eu seria mais cuidadoso com este otimismo da esquerda em busca do paradigma perdido após a queda do muro de Berlin.

Claudio

7 comentários em “Modelo político-econômico chinês e a realidade

  1. Perai, ok que a china nao eh exemplo pra esquerda ou direita nenhuma, mas temos que comemorar a mudancas das ultimas tres decadas.
    Gente saindo da miseria com mais liberdade sao sempre boas noticias. Na margem tudo vai bem. O problema foi o nivel que titio Mao deixou a galera.

  2. Meu caro, depois de visitar a China e morar na sua vizinhanca por 3 anos, ouvindo e vendo tudo quanto eh historia e reportagem (coisas do arco da velha!), eu tenho eh CERTEZA q a China nao pode ser o exemplo a ser seguido mesmo! Antes mesmo de saber da chuva acida.

  3. Eu nao consigo ser pessimista com a China. Uma sociedade mais rica e aberta vai acabar demandando maior qualidade ambiental. Foi assim em Manchester em Cubatao .
    O meu ponto eh que soh porque ela estah longe do ideal de sociedade, desconsideramos que os carinhas sairam da miseria e – talvez – tem mais liberdade do que nunca. Isso eh uma vitoria inegavel para a humanidade.

  4. Leo, dois pontos: a) a maior parte da população na China (principalmente rural) continua na miséria – e sofrendo mais por conta das mudanças climáticas que dizimam as plantações da qual vivem; b) a liberdade q o chinês hoje desfruta é vigiada, bastante vigiada. Não há um lugar em q vc vá por lá que não tenha essa sensação. As pessoas falam com receio, têm medo na voz. É estranho, mas foi o q senti, pelo menos em Beijing.

  5. Lucia,
    MEsmo sem nunca ter ido, eu imagino que vc estah certa e que a china eh mesmo um horror. O meu ponto eh soh que o horror ERA maior e que as mudancas das 2 ultimas duas decadas foram pra melhor. Eles nao sao holandeses, mas eu acho que um dia, ou melhor, um milenio, chegam lah.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s