Uncategorized

O cartel prejudica a concorrência?

Vejamos o que diz a mídia.

Quase ninguém percebeu, exceto os policiais de plantão. Mas, enquanto o crime organizado mostrava sua força em São Paulo, um outro tipo de criminoso, o comum, recolheu-se para não ser pego no meio da guerra entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e a polícia. O resultado é que o total de crimes registrados no Estado caiu 45% nos cinco dias da onda de atentados em comparação com a semana anterior. Os dados são da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), da Secretaria da Segurança Pública.

O estudo sobre a influência das ondas de ataque do crime organizado contra a polícia na criminalidade comum é de autoria do pesquisador Túlio Kahn, coordenador da CAP. De um total de 45 tipos de crimes pesquisados no sistema de Informações Criminais (Infocrim), apenas três tiveram aumento quando comparados os totais registrados de 5 a 9 de maio com o que foi informado à polícia entre os dias 13 e 17. São eles: homicídios (240%), por conta da guerra do PCC, roubos de carros (0,8%) e de ônibus (6 casos a mais). “O PCC roubou carros para fazer os ataques e assaltou ônibus, daí esses delitos não terem caído”, afirmou Kahn.

(…)

Até o tráfico de drogas parou em algumas das principais favelas de São Paulo. “A crise causada pelo PCC atrapalhou os negócios do crime comum”, disse. Kahn afirmou que o aumento de policiais nas ruas diminui o número de oportunidades para atuação dos bandidos. Além disso, bares, padarias e lojas fecharam mais cedo, o que diminuiu as chances aleatórias de ação encontradas pelos assaltantes.

Claudio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s