Uncategorized

A importância da segurança pública

Uma das formas mais limpas de energia que existe é a nuclear. Não é a toa que um dos antigos fundadores do “Greenpeace” parou de se atirar ao mar em busca de baleias indefesas e se transformou num defensor desta forma de energia.

Como tudo na vida não é perfeito, é óbvio que a energia nuclear tem custos. Um deles, pouco analisado, é o da segurança pública envolvida. Não falo de acidentes. Falo de um país no qual o governo federal, além de não cumprir normas mínimas de segurança, tem ambições geoestratégicas bastante claras (evidentemente, os governos estaduais e municipais também têm problemas, o que nos leva a pensar que o problema é o governo, mas isto é outra discussão).

Para um país destes, no qual criminosos comandam sua capital econômica com desenvoltura invejável, como um analista de política lê esta (boa) notícia?

Entramos numa nova etapa do desenvolvimento da energia nuclear para fins pacíficos, numa era em que o presidente do Irã declara – para toda a imprensa mundial – que o Holocausto não existiu, insinuando que mandará seu vizinho para os ares ao mesmo tempo em que nega que órgãos multilaterais fiscalizem suas usinas nucleares. Uma era, sem dúvida complicada.

Há tensões mundiais? Claro. Mas há cenários terríveis de se imaginar. Se uma organização criminosa toma de assalto Angra dos Reis, o ministro da Justiça, o presidente, este povo todo, farão o que, exatamente? Culparão a desigualdade de renda? A educação? Farão como nos anos de chumbo?

Segurança pública e políticas de Defesa sérias não são como as que alguns têm divulgado por aí. São um tema relevante porque envolvem o tamanho do governo (impostos), o tipo de regime político (viva o autoritarismo? viva o não-autoritarismo? viva a dependência das ONGs?), além de muita, mas muita discussão que ultrapassa o conhecimento de nossos cientistas sociais que pretendem entender de energia nuclear. Eu não entendo. Mas vejo problemas importantes aí.

Claudio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s