Uncategorized

Sobre a imigração

O que eu tenho ouvido sobre a questão da imigração não serve para aumentar a qualidade do debate. Algumas coisas que deveriam ser ditas todos os dias depois de cada refeição:
Não existe um número de empregos fixo na economia. É besteira isso de que os imigrantes tiram os empregos dos norte-americanos. Se fosse, a taxa de desemprego na Califórnia seria mais alta do que do resto do país. Ou a taxa de desemprego nos EUA seria maior do que no Paraguai.
Os controles de imigração não funcionariam de qualquer forma. Nos meses em que vivi em San Diego, eu vi a esculhambação que é a fronteira. Afinal, o Bhagwhati, na entrevista linkada em um post anterior, fez as contas: o valor presente do cara passar de pobre no México para pobre nos EUA é de US$250 mil. Por essa grana você até atravessa um deserto, não?
Se alguém perde com a imigração são os latinos que não emigram, que ficam sem seus cidadãos mais empreendedores e talentosos. Não são os velhos, ou os incapazes que cruzam a fronteira, são exatamente os que estão no auge da idade produtiva.

Leo

Update: O leitor Renato Orozco perguntou sobre o Efeito Rybczynski. Esse efeito, certamente o mais difícil de ser soletrado na história da economia, diz o seguinte: se você tiver um aumento em um dos fatores de produção, o mix produtivo mudará na direção do bem que o utiliza com mais intensidade. No caso em questão, imaginem que entrem nos EUA mais 10 milhões de ilegais. Isso gerará um aumento da capacidade produtiva na economia, mas devido a mudança dos preços relativos, há um aumento mais que proporcional na produção nos bens que utilizam tais trabalhadores. O efeito perverso seria uma deterioração nos termos de troca. O bem-estar do país só piorará se esse efeito for muito forte.
Eu acho que isso não se aplica no caso norte-americano. Dois motivos: a) não vejo que haja um deterioração fore dos termos de troca; b) apesar de existirem imigrantes ilegais em todo lugar, creio que eles estão mais nos setores não-tradeables.
Dei uma googlada e encontei um texto analisando Rybczynski e Imigração nos EUA. É um texto do grande Gordon Hanson, o que é uma garantia de qualidade. Não li, mas quem estiver no hemisfério sul pode fazer o download aqui.

Um comentário em “Sobre a imigração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s