Uncategorized

Quem avaliará os pedagogos?

Já ouvi muita gente ver pedagogos falando bobagens sobre ensino. Não é que todos eles sejam idiotas ou mal preparados, mas parece que é um problema endêmico. É de se estranhar quando se lê coisas como estas.

O que é estranho? Parece que a função do pedagogo moderno pós-Freire é a de maximizar a aprovação de alunos, independente do nível de esforço. Não se deseja avaliar o esforço, mas apenas a aprovação.

Este é outro problema similar ao que citei no post logo abaixo sobre “Educação”. Além dos problemas que já apontei, (muitos) pedagogos brasileiros não estão nem aí para a qualidade do capital humano formado. Para eles, o mais importante é ter uma ficha limpinha, com muitos aprovados satisfeitos.

Como corrigir isto?

Uma solução é mudar o contrato de trabalho focando em algo mais objetivo. Por exemplo, eu só daria um aumento de salário a um pedagogo se ele desenvolvesse técnicas que fizessem os alunos alocarem mais tempo para a pesquisa e estudo. A maneira mais fácil de medir isto é através de tarefas como provas orais nas quais, se o professor e o pedagogo não são “picaretas”, pode-se argüir o aluno e detectar com razoável precisão se o mesmo se esforçou.

Sim, não seria a melhor solução pois o empresário do ensino pode não ter estímulo algum em melhorar a qualidade do aprendizado se o mercado assim não o exigir. E isto me faz pensar: será que algum leitor tem uma sugestão melhor? Espaço aberto para sugestões.

Claudio

Um comentário em “Quem avaliará os pedagogos?

  1. Sou pedagogo e defendo maior rigor na cobrança de estudo e pesquisa na graduação em Pedagogia. Deveria haver prova após a formação e residencia de horário integral em escolas, de acordo com proposta lei do Senado Federal. Muitas pessoas formam fácil e vão trabalhar nas escolas sem muito ou nenhum conhecimento de neurociencia, por exemplo, pois todo processo mental de aprendizagem pode ser explicado e os resultados de aprendizagem de leitura e cálculo podem ser explicados à luz da ciência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s