Uncategorized

Economia para iniciantes

Esta é boa.

Por que me ufano de meu país
__ Roberto Fendt*

O IBGE anunciou ontem que o PIB brasileiro cresceu 2,3% em 2005, chegando muito próximo dos dois trilhões de reais. Com base nesse número, duas consultorias estão disputando quem tem razão: se a primeira, que afirma que, por força da valorização do real, passamos a ser a 10ª maior economia do mundo, enquanto a outra, pela mesma razão, afirma que passamos da 15ª posição para a 11ª – com isso miraculosamente chegando perto da economia da Coréia do Sul. Ora, se valorizar o câmbio diminuísse a distância que nos separa dos primeiros colocados, seria muito fácil: na época do câmbio fixo era só mantê-lo fixo.

Vamos evitar esse tipo de primarismo e restabelecer os fatos. Com base nas estimativas do PIB baseadas na paridade do poder de compra – que justamente elimina os efeitos desse tipo de miragem provocada pela apreciação da moeda nacional – o PIB brasileiro em 2005 foi da ordem de 1,4 trilhão de dólares (estimativa do FMI), de 1,48 trilhão (Banco Mundial) e de 1,58 trilhão (CIA, geralmente a mais errada). Pelas três estimativas, o PIB brasileiro teria sido o 9º do mundo no ano passado. O PIB da Coréia do Sul teria sido de um trilhão, 980 bilhões ou 983 bilhões, respectivamente. Estaria em 12ª posição, de acordo com o FMI, ou em 14ª posição, de acordo com o Banco Mundial e a CIA. Portanto, antes de precipitadamente nos ufanarmos, é sempre interessante fazer as contas direito. Caso contrário, daqui a pouco o homem vai sair por aí dizendo que fez no ano passado um PIB coreano.

* Vice-presidente do Instituto Liberal

É sempre bom entender bem os conceitos antes de avançarmos ao pote.

Claudio

2 comentários em “Economia para iniciantes

  1. …todas incorretas…mas melhores que as alternativas. Medida “correta”, creio, não existe. Afinal, a gente tenta fazer o isomorfismo entre teoria e prática da melhor forma possível mas sempre haverá ruído.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s