Uncategorized

Maldição…*

O leitor Andrei, do blog and know for something completely different (ótimo título, a proposito), mandou um link. O post trata de uma pesquisa que mostrou que os compradores do e-bay consideram o preço do produto e não incluem os custos de transporte.
Eu gosto desse tipo de pesquisa, mas acho que temos que ter um baita cuidado na interpretação e não sair dizendo que a teoria econômica foi refutada. Existem furos, eu concordo, mas você acertará mais se utilizar o homo economicus do que qualquer outra construção teórica. No caso, também devemos levar em conta que talvez os compradores do ebay sejam menos espertos que a média. Vejam o detalhe do experimento:
Morgan and co-author Tanjim Hossain, an assistant professor at Hong Kong University of Science and Technology, held 80 auctions of new music CDs and Xbox video games to test how consumers respond to different price schemes. In the eBay study, they varied the opening bid price and shipping charges on identical CDs, ranging from Britney Spears to Nirvana, and video games, including Halo and NBA 2K2.

CD da Britney Spears? Video Games? Xbox? Ora bolas, esses não são produtos de gente muito esperta. É mais provável que o comprador tenha sido um adolescente com o cartão do pai. Se fossem diamantes, o resultado não seria o mesmo. Além disso, talvez os ganhadores do leilão já sejam aqueles menos espertos que sofreram a “maldição do vencedor”. Ou seja, pagaram mais do que o produto valia.

Leo

*Explicação sobre o título do post: o blog que o Andrei sugeriu é bom demais. Mais um para diminuir a minha produtividade…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s