Economia Brasileira

Primeiro Emprego? Conta outra…

Em ano de eleições, notícias como esta deveriam nos fazer pensar bem.

Um contrato de R$ 9,2 milhões implodiu uma das mais cativantes promessas eleitorais do candidato Luiz Inácio Lula da Silva e um dos principais projetos sociais do governo Lula. O documento assinado em setembro de 2004 estipula que o Ministério do Trabalho pagaria a dinheirama à Cobra Tecnologia – uma subsidiária do Banco do Brasil – para que fosse criado um software de gerenciamento do programa Primeiro Emprego, a começar pelo cadastramento dos jovens desempregados. Para justificar a escolha da Cobra, foram juntadas propostas de mais três empresas. Todas montadas: por trás delas, havia uma mesma pessoa, Patrícia Klavdianos, funcionária do Ministério do Trabalho.

De setembro de 2004 até agora, a Cobra já recebeu R$ 8,8 milhões, repassou parte dos recursos para a Compnet – empresa de Mato Grosso do Sul conhecida por servir ao governo de Zeca do PT –, mas ninguém sabe dizer onde está o software. O dinheiro foi desviado e o gerenciamento planejado não saiu, o que comprometeu as metas do programa.

O pagamento por um serviço jamais entregue foi descoberto após uma investigação deflagrada pelo próprio gabinete do ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Por causa dessas apurações, na terça-feira 31, o secretário executivo do Ministério do Trabalho, Alencar Ferreira, bancário ligado ao presidente nacional do PT e ex-ministro da Pasta Ricardo Berzoini, foi exonerado.

Os envolvidos: i. o governo, ii. o Banco do Brasil, iii. ministros e governadores de um mesmo partido. Em outras palavras, a disputa interna de um partido já gera seus resultados práticos. É a boa e velha competição eleitoral gerando notícias.

Claudio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s