Humor

Economia para Leigos – outra lição

Vejamos o início da reportagem:

Carne vermelha, leite integral, churrasco, linguiça, salsichas, queijos defumados e outros alimentos presentes na mesa do brasileiro estão na mira de médicos oncologistas.

É cada vez mais certa a relação do consumo prolongado e em grandes quantidades desses produtos com o aparecimento de células cancerígenas. Atualmente, em todo o país, os hábitos alimentares inadequados são apontados como o principal fator de risco para o câncer.

Ou seja, ou você não come mais nada, ou começa a pensar como economista. O(a) jornalista passa a idéia de que você vive num mundo perigoso (e vive mesmo). O problema é que este mundo perigoso é um mundo cheio de probabilidades e possibilidades.

Por exemplo, bastaria lembrar que existe troca de consumo intertemporal ao longo da vida. Assim como tomo dinheiro emprestado hoje, para pagar amanhã; também posso comer menos carne vermelha hoje para comer mais amanhã, quando já estiver comprovado que morrerei em, digamos, poucas horas.

A possibilidade de ter a carne vermelha em minha mesa quando a probabilidade de eu morrer já se confirmou mostra que o problema é mais interessante do que o mundo preto-e-branco pintado na reportagem.

Em outras palavras, hábitos alimentares são como bens econômicos: há um custo de oportunidade entre consumir um menu “A” e um menu “B”. Se você valoriza seus próximos (prováveis) dois anos de vida em relação ao seu status quo atual em termos de evidências cancerígenas, então vale a pena trocar (ou não?) de hábitos. É mais ou menos o que um médico tenta mostrar a você e é, também, o que todos nós fazemos sozinhos.

Isto sem falar que a tecnologia pode avançar mudando todos estes resultados “assustadores” da reportagem. Portanto, leitor com tendências hipocondríacas, não se preocupe. O mundo não acaba amanhã, eu acho. 🙂

Claudio

Um comentário em “Economia para Leigos – outra lição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s