Cultura

Jabá, mais uma vez

Mais uns pitacos sobre o jabá motivado pelos comentários do post anterior:

– Rádios são concessões públicas e, por vezes, canais de distribuição ao mesmo tempo. Elas estão a serviço do interesse público? Como eu não sei direito o que é isso, eu creio que as pessoas revelam seus interesses quando escolhem ouvir uma rádio, mesmo que ela aceite jabá. (Se a rádio não é ouvida, as gravadoras estão jogando dinheiro fora. Se são ouvidas, é porque o público quer ouvir, não é?)
– Fornecedores pagam aos supermercados para terem posições destacadas nas gôndolas. Isso é jabá? A TV Globo produz programas e os transmite. A Sony produz músicas e a Transamérica transmite. Qual a diferença? Em um caso temos uma firma e no outro, apenas uma. Isso importa?
– Qual é a fronteira entre o jabá e a campanha promocional? Dar uma cueca cheia de dólares é proibido. Tudo bem. Mas e um monte de camisetas com o nome da banda e da rádio? E discos para serem sorteados? E pagar o tour de divulgação?
– Não dá para comparar as gravadoras à Microsoft. Esta consegue se manter com base em externalidades de rede que tornam difícil – mas não impossível- a entrada de competidores. Já no caso das gravadoras, não existe qualquer barreira à entrada. Aonde estas existem é nas rádios AM/FM. Na verdade, o jabá é uma quase-renda que as rádios extraem das gravadoras.
– Um argumento final: a Sony pagava para as rádios tocarem Franz Ferdinand. Baita banda.

3 comentários em “Jabá, mais uma vez

  1. Gracias.

    Pensei em outra coisa:Quer uma incentivo para os artistas novos, inovadores, geniais, mas ainda sem sucesso tocarem nas rádios? Preços variáveis de direitos autorais. Se eu fosse um artista desconhecido, daria um desconto no preço dos direitos para as rádios que tocassem a minha música. Gostaram da idéia? Humm… mas como isso é complicado, eu poderia ,depois de receber o cheque do ECAD, repassar uma parte para as rádios que tocaram a música. Ahh… aí não pode, é jabá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s